Vamos preparar um bolo de natal com recheio de mousse de chocolate com morango, neste guia você contará com o passo a passo para decoração.

Receita bolo especial de natal com mousse de chocolate e morangos

✔Massa:
4 ovos (ou 3 se seus ovos forem grandes)
1 xícara de açúcar (150g)
1 xícara de farinha de trigo (ou 150g)
1/2 xícara de chocolate em pó (ou 30g)
1/2 xícara de leite temperatura ambiente (ou 120ml)
Meia colher de sopa de fermento em pó

  • Forma: 20×10
  • forno em 180° graus
  • tempo de forno: 40 minutos ou faça o teste do palito
  • Não abra o forno antes dos 30 minutos

✔Recheio:
300g de chocolate nobre (usei metade meio amargo e metade ao leite)
1 caixinha de creme de leite (200g)
200ml de chantilly gelado batido
1 caixinha e meia de morangos picados

✔ CALDA:
200ml de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó

✔Ganache da decoração
50g de chocolate branco derretido
2 a 3 colheres de creme de leite
corante para chocolate (vermelho)

✔Cobertura:
300ml de chantilly gelado batido
corante em gel (vermelho)
corante em gel (verde folha)

Modo de preparo:

  1. Vamos começar com a massa já tenho quatro ovos na batedeira estou acrescentando uma xícara de açúcar a xícara que eu estou usando é de 240 ml.
  2. Você vai bater muito bem por aproximadamente sete minutos em seguida vamos precisar de uma xícara de farinha de trigo com meia xícara de chocolate em pó e também meia xícara de leite temperatura ambiente.
  3. Vai colocando aos poucos aí na sua madeira no recipiente com a ajuda de um fuê, espátula ou de uma colher de pau você vai mexendo sempre de baixo pra cima pra nãoperder a leveza da sua massa.
  4. Vou colocar no centro aos poucos porque assim fica mais fácil para diluir a farinha de trigo e também chocolate em pó e vou repetir o processo até acabar.
  5. Por último vamos precisar de meia colher de sopa de fermento em pó o fermento químico para bolo delicadamente você vai mexendo, com uma ajuda de uma espátula meixa bem para ter certeza que diluiu totalmente, a farinha de trigo o chocolate também fermento em pó.
  6. Vamos transferir para forma aqui já tem uma forma de 20 centímetros de diâmetro com 10 de altura já coloquei o papel manteiga no fundo não todos os laterais pode ser papel toalha também.
  7. Leve para o forno por aproximadamente 40 minutos, mas depende muito do forno, então vocês fazem o teste do palito, para nosso recheio que eu tenho 300 gramas de chocolate nobre, estou usando metade de cada meio amargo e ao leite.
  8. Aqui tenho 200 gramas também de creme de leite e 200ml de chantilly, nós vamos começar a derreter o chocolate, aqui vou derretido em banho maria, mas vocês podem derreter no micro ondas de 30 e 30 segundos, em seguida vamos colocar o creme de leite e vamos mexer muito bem pra ver a uma ganache.
  9. Após esse processo você vai deixar esfriando a temperatura ambiente e depois que esfriar totalmente, nós vamos bater o chantilly, o chantilly tem que estar bem gelado pra fazer esse processo, você vai bater até chegar no ponto bem firme, depois pega uma espátula uma colher e faz o teste, se não cair de jeito nenhum é porque chegou no ponto certo.
  10. Agora vamos transferir a ganache para esse chantilly e vamos mexer muito bem e para ele ficar bem cremoso pessoal, não ficar com nenhum pedacinho de ganache de chocolate, bata na batedeira por mais ou menos uns dois minutos para ficar bem cremoso.
  11. Leve para geladeira para ficar mais firme, mas se vocês moram em uma cidade muito quente aconselho que vocês usem um pacotinho gelatina sem sabor é bom para não ter o risco de derreter.
  12. Aqui ja coloquei o meu bolo para assar totalmente, depois cortei em três discos de massa, é só você cortar em três discos de massa. Vamos para nossa montagem, já com os morangos picados e lavados e picadas, coloquei a primeira camada do meu bolo.
  13. Em seguida vamos começar a molhar, irei usar uma cauda que são 200 ml de leite com duas colheres de sopa de chocolate em pó, a cauda você pode usar uma da sua preferência, depois de molhado, vamos colocar os morangos picados.
  14. Depois que levei pra geladeira por uma hora o mousse de chocolate, retire e espalhe a primeira camada pelo bolo, agora coloque a segunda camada do bolo, sempre passando as suas mãos, vamos molhar novamente, lembrando que não precisa molhar muito, porque o morango solta a água e vai ajudar a deixar úmido.
  15. Vamos espalhar mais um pouco dos morangos nessa última camada de do recheio, e colocar restante do mousse de chocolate e vai espalhando muito bem, agora coloque a última camada do bolo, e usando as suas mãos molha a última camada do bolo.
  16. E leva para geladeira por no mínimo seis horas ou vocês podem deixar de um dia para o outro, para a decoração do bolo aqui eu tenho 50 gramas de chocolate branco derretido, eu coloquei nesses chocolate branco duas colheres de sopa de creme de leite para virar o ganache de chocolate branco, ele ainda quente eu vou colocar corante para chocolate na cor vermelho eu não uso corante em gel. (é opcional).
  17. Gosto de usar o corante para chocolate mesmo e a quantidade você vai colocando até chegar na cor que você deseja, vou reservar para resfriar totalmente, depois bate na batedeira 300ml de chantilly bem gelado, o processo é o mesmo que foi usado para o recheio.
  18. Depois fui batendo velocidade média, até chegar no ponto que vai servir para cobrir o bolo e fazer os detalhes com bico de confeitar, separei duas porções em cada recipiente, irei tingir com vermelho, a quantidade você vai colocando até chegar na cor desejada.
  19. Agora reserve na geladeira, não deixe fora enquanto você não for usar, deixe na geladeira para não ter o risco de derreter devido ao calor, agora vou tingir na cor verde, coloqueum pouco e vai mexendo muito bem para alcançar o resultado na cor verde, vou guardar na geladeira também até o momento que eu for usar.
  20. Agora vamos começar com a decoração, já desenformei o bolo vou tirar o saquinho e também vou tirar um papel manteiga, agora vai cobrir todoo bolo com chantily, essa decoração é totalmente opcional.
  21. Vocês podem fazer uma decoração mais simples ou uma decoração mais bonita, depende muito de vocês, depois de cobrir todo o bolo, coloquei aquele ganache já frio, dentro de um saquinho de dimdim e fiz um corte bem pequeno., Você vai jogando e sempre dando espaço para fazer o acabamento, mas jogando e dando um espaço lembrando que tem que estar totalmente frio pra você fazer esse processo, não pode está quente nem morno.
  22. Faça toda a lateral do  bolo pra ficar com o acabamento, coloquei dentro de cada saco de confeitar aquele chantily que foi colorido, o vermelho e o verde, estou usando o bico 1m e o bico 2d, o bico 1m fazendo o verde e o bico 2d o vermelho.
  23. Aqui fui fazendo pitangas e foi intercalando vermelho ao redor, fazendo uma pitanga vermelha e outra verde, e na parte de baixo do bolo faz o mesmo procedimento, agora vou colocar a pérolas na cor dourado comestível, colocando em cima de cada pitanga, coloquei no redor de baixo também, na parte de cima vou colocar alguns morangos, se você preferir pode usar raspas de chocolate.
  24. Seu bolo de natal está pronto!

Ficou alguma dúvida assista ao vídeo: Aqui

Deixe um comentário